Aproveite a Quarta-feira de Cinzas para recuperar o sono perdido !

Para quem não tem que voltar a trabalhar na quarta-feira pós-carnaval, vale a pena dormir mais cedo para recuperar o sono perdido durante as festas.
Ninguém quer voltar ao trabalho e aos estudos na quinta-feira cansado.

Comece a colocar em prática algumas mudanças na hora de dormir ainda hoje.

Para ajudar na missão de mergulhar em um sono mais reparador, a coordenadora do Laboratório do Sono do Hospital IPO, Adriane Zonato, dá algumas dicas importantes, a começar pela preparação do quarto.

Iluminação

Isso vale também para aqueles pontos de luz em stand by de relógios digitais, computadores e celulares, combinado?
Quanto mais escuro o quarto, melhor a qualidade do sono.

Travesseiro

Seja como for, é importante que o travesseiro mantenha a coluna cervical em posição neutra, ou seja: nem muito curvada para cima, nem para baixo.

Travesseiro de corpo

A dica é dormir com os joelhos semiflexionados e investir em um travesseiro que não seja grande demais para não prejudicar a movimentação durante a noite.
De 70 cm a um metro de comprimento é suficiente.

 Colchão 

Afinal, dormir numa cama dura feito pedra ou mole demais também pode causar problemas de coluna a longo prazo.

Roupa de cama 

As fibras naturais dão mais conforto térmico e permitem a transpiração, ao contrário dos tecidos sintéticos.
Se os calores noturnos não são um problema para você, os lençóis de microfibra estão liberados.

Dicas :

Problemas nos ombros ou quadris?
A dica é dormir de barriga para cima com um travesseiro embaixo os joelhos. Assim, a coluna lombar fica estável.

Você tem refluxo?
Para uma noite confortável, durma com a cabeceira mais elevada e deite-se do lado esquerdo.

Higiene do Sono
Os segredos de uma noite revigorante também estão na rotina. Cultivar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, é o primeiro passo para um sono de qualidade. Além dessas dicas, existem algumas outras importantes. Confira:

Inimigos do sono

Bebidas e alimentos estimulantes: evite os que contêm cafeína, como chás, cafés, refrigerantes e achocolatados, principalmente depois das 17h.
Álcool: não acredite naquela história de que uma dose de bebida alcoólica é o segredo para uma noite tranquila. Pelo contrário, o álcool causa agitação e favorece a ocorrência de roncos.
Cigarro: promove uma intensa atividade cerebral, por isso deve ser evitado à noite.

Dicas de ouro
Durante o dia, procure ficar exposto à luz, seja natural ou artificial. Quando anoitecer, faça o inverso: prefira ambientes com luz indireta e amarelada. Isso ajuda o organismo a produzir melatonina.

Se você é do time que adora se exercitar à noite, tudo bem. A recomendação, porém, é realizar atividades leves e moderadas, já que o exercício físico intenso pode ter um efeito estimulante.

SONECA PODE?

Depende. Se você sente muita necessidade de tirar um cochilo durante o dia, não tem problema desde que ele não dure mais de 30 minutos. Um tempo maior de soneca pode desregular o sono à noite.

“Antes de dormir, vou só dar uma olhadinha no celular”

É difícil resistir, mas a luminosidade azul dos aparelhos eletrônicos pode enganar o cérebro a acreditar que ainda é preciso ficar alerta. Por isso, evite o contato com as telas ao menos 30 minutos a uma hora antes de se deitar”

fonte : gazetadopovo.com.br/viver-bem/